domingo, 23 de maio de 2010

História do Ski

Introdução


Com esta publicação pretendemos dar a conhecer mais aspectos de uma modalidade muito pouco praticada em Portugal, o ski.
Vamos começar por falar da sua história referindo a sua origem e apresentar as pessoas mais marcantes ou grandes impulsionadoras do ski como desporto.

De seguida, damos a conhecer os principais materiais utilizados nesta modalidade, assim como os recursos que são utilizados.





A primeira forma de ski remonta à pré-história, onde "placas" feitas de ossos de animais de grande porte poderão ter sido utilizadas para viajar na terra coberta de neve ou gelo. Os primeiros skis foram descobertos ao longo dos países escandinavos. O ski mais antigo que se conhece, é o "HotingSki" com cerca de 4.500 anos, que se encontra em exposição em Estocolmo, na Suécia. Outros, com 1.500 anos foram descobertos mais recentemente. É claro que, skis com estas idades, nada têm a ver com os skis da actualidade, no entanto o princípio básico é o mesmo: deslizar sobre a neve e o gelo.
Existem referências históricas escritas sobre o ski e as competições, que datam dos primeiros séculos A.C. (1200 a 500). Descrições coloridas de cenas de ski foram gravadas em livros durante os 500 anos que se seguiram. Skis de vários formatos e tamanhos foram descritos, inclusive pares de esquis, em que um deles era mais longo que o outro (por ex., na Lapónia, onde o esqui esquerdo era mais longo e esticado, e o direito com pêlos, para tracção).
Os primeiros skis (e bastões) feitos de pinho, vidoeiro ou freixo foram feitos de maneira a que os esquiadores se pudessem impulsionar a eles mesmos, através de variadíssimos terrenos inacessíveis a pé. Eram funcionais skis nórdicos.
O uso do ski, para fins estratégicos militares, foi pela primeira vez utilizado pelos Noruegueses em 1200 A.C. Três séculos mais tarde, a Suécia usou tropas de ski contra a Dinamarca, e quatro séculos depois nos Alpes, tropas de ski foram utilizadas para combater a I Grande Guerra e a II Grande Guerra.
Como actividade desportiva de nível internacional, teve inicio no princípio do séc. XIX. No início, as competições de ski eram constituídas basicamente, por corridas de "cross-country" e saltos de ski.
Muitos consideraram o Austríaco Mathias Zdarsky como o pioneiro da técnica de Ski Alpino. O seu livro "The Lilienfelder Skilauf Technik,” foi o primeiro a abordar  a Técnica. Embora a sua técnica nos dias de hoje esteja completamente ultrapassada (com o aparecimento de técnicas mais modernas, como por exemplo: o "carving"), a sua escola foi a primeira a ensinar com total sucesso, centenas de pessoas a esquiar montanha a baixo.




Sem comentários:

Enviar um comentário